Como consultar CNPJ na Receita Federal

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que funciona para o empresário assim como o CPF para a Pessoa Física, sendo que é destinado para as pessoas que tem filiações empresariais, ou seja, não estão incluídas em âmbito popular, principalmente no que se refere ao pagamento de impostos.

Com esse cadastro, a pessoa jurídica deve informar uma série de dados, bem como fazer comprovações de tudo que envolve a empresa. Na maioria das vezes um contador também faz-se necessário, a não ser que o empresário use cadastros simples, como o MEI.

Mesmo estando cadastrada com CNPJ, a pessoa continua portando o CPF, podendo também ter contas de domínio pessoal, principalmente quando o dono é também funcionário da empresa.

Consultar CNPJ

Sabendo do que se trata o CNPJ, você deve sempre ficar atento no momento de fazer uma compra, escolhendo apenas vendedores que estejam devidamente cadastrados junto ao governo brasileiro. Caso você tenha dúvidas se o CNPJ é realmente válido, se ele está endereçado corretamente ou até mesmo se é para a devida finalidade do comerciante, essa consulta é muito interessante.

As informações disponíveis na consulta são reais e conferidas pela própria Receita Federal, que mensalmente recebe também relatórios de lucro e despesas, em balanços enviado pelo contador responsável pela firma.

Para fazer a consulta de CNPJ não é necessário ter nenhum cadastro no site, sendo que nem sequer são feitas restrições, pois qualquer pessoa pode acessar os dados. Basta buscar o site da Receita Federal (clique AQUI para acessar), na aba de consultas para pessoa jurídica. Um painel será aberto, em que é necessário informar o CNPJ para consulta e ainda preencher uma lacuna de segurança conforme imagem com caracteres.

Após preencher tudo corretamente e avançar, é possível ver todas as informações de uma empresa, sabendo quando ela começou legalmente, quem é o responsável, qual o nome fantasia, endereço completo e tudo mais que você tenha interesse.

É possível ver o capital social e ainda saber quais são as categorias de cadastro, ou seja, em quais áreas a empresa está apta para atuar. Essa consulta é muito importante, pois muitas empresas sem credibilidade acabam exercendo funções em áreas que não são de sua alçada, algo que deve ser totalmente evitado pelo consumidor, principalmente pelos recorrentes casos de fraudes que acontecem no Brasil.

Qualquer empresa está sujeita a consulta através deste sistema. Pesquisando nos sites oficiais de grandes empreendimentos, pode-se conferir facilmente o CNPJ.

3 Comentários

  1. jeferson schemes da silva 16 de setembro de 2015 / 15:44

    quero saber qual a situaçao do meu cnpj com o mesmo nome,obrigado

  2. Maria ilma 4 de fevereiro de 2016 / 19:24

    BOA TARDE..MEU NOME Maria /ILMA.QUERO LIMPAR MEU NOME.
    grata ilma

    • André 20 de julho de 2016 / 15:11

      Maria Ilma, quando estiver digitando seu nome basta você apertar o botão de backspace que seu nome é apagado/limpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *