Como consultar protestos grátis

Cada vez mais a informatização de sistemas públicos acontece no mundo. Aqui no Brasil diversos órgãos já disponibilizam liberação e consultas de documentos online, descongestionando atendimentos em postos no país inteiro. Em 2013, o IEPTB – Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil disponibilizou um sistema online para consulta de protestos em todo o território nacional.

Se você deseja consultar algum protesto referente ao seu CPF no Banco Nacional de Protesto, o BNP, pode fazer isso gratuitamente pela internet. Criamos um tutorial bem simples. Confira.

O que é um Protesto?

O Protesto de um título acontece quando uma pessoa física ou jurídica possui débitos de títulos com alguma instituição de crédito. Essa entra com uma representação em cartório, com a finalidade de assegurar o seu direito de recebimento do crédito e também comprovar em registros o débito em atraso de uma pessoa ou empresa.

Se você recebeu uma notificação que possui protestos de títulos em andamento, a consulta pode ser feita diretamente no site do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil. Essa consulta é totalmente gratuita e bem simples. Confira o passo-a-passo abaixo.

Como consultar protestos grátis

Não há nenhuma dificuldade em consultar protestos grátis pela internet. Basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: para consultar qualquer protesto é necessário acessar o site do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil.

Passo 2: Os títulos só podem ser consultados pelo CPF ou CNPJ, portanto, tenha o número do documento em mãos.

Passo 3: O primeiro campo da consulta pede para digitar o seu documento (CPF ou CNPJ). Digite-o sem pontos e hífen.

Passo 4: Escolha se deseja ver títulos protestados em um determinado estado ou no Brasil inteiro.

Passo 5: Digite o código de segurança, que é uma sequência aleatória de números.

Passo 6: clique em “Pesquisar”.

Na página seguinte aparecerá apenas o local que você optou na hora da pesquisa, ou cada um dos estados brasileiros acompanhado da informação sobre títulos protestados. Para aqueles que não há pendências, aparecerá apenas a informação “Não constam protestos”.

Para localidades e casos onde haverá um título em protesto, o site disponibilizará um link com a informação do titular. Ao clicar, você tem acesso ao registro feito pelo Tabelião e a informação do seu débito, assim como indicações de quitação.

Gostou da dica? Você já sabia como realizar consultas de seus títulos protestados? Deixe seu comentário!

2 Comentários

  1. Thiago 22 de fevereiro de 2016 / 19:57

    funciona mesmo

  2. GENILTON PAZ DOS SANTOS 12 de junho de 2016 / 20:27

    Boa tarde!

    estou recebendo ligações do Banco Itaú, dizendo que tem um processo em meu nome e que poderá ser executado a qualquer momento, só que pesquisei através do meu CPF e não foi localizado nada!!!
    Minha pergunta é:
    è confiável este Site???
    GeniltonPaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *