Como tirar o comprovante da Situação Cadastral do CPF

Muitas pessoas que acessam nosso outro artigo de como imprimir um CPF ficam na dúvida de como proceder para conferir a sua atual situação cadastral do CPF junto a Receita Federal. Para isso preparamos esse artigo explicando o passo a passo de como proceder para realizar essa tarefa, fique atento as dicas e qualquer dúvida que venha a surgir fique a vontade para deixar seu comentário no final desse artigo.

Comprovante de Situação Cadastral do CPF

O comprovante da situação cadastral do CPF teve uma alteração, desta forma, ele informa sobre a regularidade cadastral do contribuinte perante o Cadastro de Pessoas Físicas.

Com o novo comprovante é possível garantir mais segurança no processo de consulta, além disso, o usuário agora devido aos novos dados pode garantir mais transparência em relação à situação cadastral do contribuinte de acordo com o CPF, por isto, a medida permite diminuir os riscos de fraudes.

Com o novo serviço para consulta de dados do CPF do usuário, o destaque fica para a forma de consulta, na consulta o contribuinte precisa informar o número de inscrição no CPF e a data de nascimento.

Novas informações cadastrais do contribuinte

O serviço agora possui também a possibilidade de exibir além do nome e da situação cadastral, ele apresenta novas informações, como data de nascimento, data de inscrição no CPF e ainda o ano de óbito( se tiver ocorrido).

Consulta por app de pessoa física

O serviço além de permitir fazer a consulta pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), com o novo comprovante, o usuário também pode efetuar a consulta através do APP de pessoa física disponível para dispositivos móveis (smartphones, tablets etc).

Confirmação da autenticidade do novo comprovante

O serviço também permite comprovar a autenticidade por meio do comprovante e dos dados que constam, assim eles podem ser confirmados através da guia “Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral”, no próprio site.

Como consultar a regularidade do seu CPF na Receita Federal

Para fazer a pesquisa e garantir o comprovante da situação cadastral no CPF, o usuário deve acessar:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp

Na página, ele deve informar o CPF e data de nascimento, lembrando que na hora que o comprovante for gerado ele não irá exibir as informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF. Ou seja, se você possuir alguma restrição em algum órgão como o SPC e Serasa não será possível obter informações nesse formulário, para saber como consultar o SPC e SERASA leia atentamente a nossa página inicial.

2 Comentários

  1. Domingos A.P de Araujo 13 de março de 2016 / 18:02

    Fiz compra de um motor de popa Yamaha 15 Hp ano 2111,pelo site do OLX no valor de 3300,00,fiz o deposito e não recebi o motor…Preciso registrar queixa do CPF “Editado pelo admin” titular “Editado pelo admin”,para tanto precisamos dos seus dados cadastrais assim como o endereço para fazer um Boletim de Ocorrência,afim de ser ressarcido…

    • SPC SERASA 15 de março de 2016 / 14:55

      Olá Domingos, você precisa agora pegar o CPF desse vendedor e realizar uma consulta do CPF dele onde irá retornar seus dados pessoas, como por exemplo telefone e endereço. Pesquise sobre isso no Google e consulte em um site que passe confiança para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *