O que é CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos

O uso de cheques reduziu consideravelmente nos últimos anos, mas eles ainda são vistos em algumas transações. Por um azar do destino você pode passar um cheque que acabe sem fundos para depósito e isso também é uma forma de negativação do seu nome e CPF. É justamente o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, o CCF, que realiza o processo de apuração, cadastro e consulta de todos os cheques sem fundos. Conhecer essa ferramenta é importante, principalmente se você está pensando em regularizar suas pendências e não sabe por onde começar.

Como saber se seu nome está negativado no CCF

Infelizmente ainda não é possível realizar a consulta de negativação no CCF pela internet de forma grátis. Esse tipo de pesquisa é feito apenas pessoalmente. Você precisa se dirigir em algum posto do Banco Central na sua cidade com o CPF e um documento de foto para que o relatório seja impresso. Continue lendo

Como consultar cheque sem fundo – CCF

Embora hoje, pelo advento do cartão de crédito e a ampla facilidade de se usar o mesmo, os cheques estão sendo menos usados, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda utilizam, principalmente para fazerem pagamentos de quantias maiores.

Para não receber um cheque sem fundo, é possível consultá-lo, e uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).

O CCF é administrado e operacionalizado pelo Banco Central, e funciona como uma lista de pessoas que emitiram cheques sem fundo. Continue lendo