O que é CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos

O uso de cheques reduziu consideravelmente nos últimos anos, mas eles ainda são vistos em algumas transações. Por um azar do destino você pode passar um cheque que acabe sem fundos para depósito e isso também é uma forma de negativação do seu nome e CPF. É justamente o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, o CCF, que realiza o processo de apuração, cadastro e consulta de todos os cheques sem fundos. Conhecer essa ferramenta é importante, principalmente se você está pensando em regularizar suas pendências e não sabe por onde começar.

Como saber se seu nome está negativado no CCF

Infelizmente ainda não é possível realizar a consulta de negativação no CCF pela internet de forma grátis. Esse tipo de pesquisa é feito apenas pessoalmente. Você precisa se dirigir em algum posto do Banco Central na sua cidade com o CPF e um documento de foto para que o relatório seja impresso.

No site do Banco Central do Brasil é possível encontrar todos os endereços disponíveis.

Como excluir seu nome do cadastro do CCF

Nem sempre um cheque é considerado sem fundos por má índole do credor. Ele também é devolvido pelo banco se algum dado estiver errado ou se a instituição o considerar ilegal por algum motivo. Se seu nome foi negativado no CCF por dívida, ele será excluído assim que o débito for negociado. As outras razões, segue o mesmo procedimento, mas nesse caso sem cobrança de taxas.

Somente o banco que emitiu o cheque, o mesmo que você tem ou teve conta corrente, pode remover o seu nome e CPF do banco de dados do CCF. A maioria dos bancos não exige que você realize esse procedimento direto na sua agência, mas é importante consultar essa informação antecipadamente para evitar o deslocamento. A negativação é retirada do CCF em até cinco dias úteis após a regularização.

Não esqueça de verificar com a Serasa

Um cheque devolvido também pode negativar o seu nome na Serasa, já que essa instituição está ligada aos serviços bancários. Então mesmo excluindo seu CPF do CCF, vale verificar junto a Serasa se está tudo devidamente regularizado.

Também indicamos a criação de um documento no Serasa Consumidor chamado Consumidor Positivo, que libera seu crédito para o comércio novamente, evitando bloqueios de transações.

Você teve algum cheque devolvido e agora está com seu nome negativado no CCF? Com o procedimento acima você regulariza a situação facilmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *