O que é IEPTB e como fazer a consulta do CPF

Você consultou seu nome no SPC e na Serasa e nada conta, mas continua impedido de fazer algumas transações comerciais? Isso pode acontecer porque alguma instituição iniciou um Protesto de Títulos para seu nome. Se você nunca ouviu falar desse tipo de negativação e não sabe como pesquisar, vamos explicar detalhadamente. O IEPTB – Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil, é o órgão responsável por movimentar esse banco de dados e é sobre eles que também precisamos conversar.

Como pesquisar um protesto online

A pesquisa de protesto no IEPTB é totalmente gratuita e simplificada. Você precisará apenas do número do seu CPF ou do CNPJ, caso queira pesquisar a situação de uma empresa. Depois é só acessar o site do Instituto e seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: preencha a primeira lacuna com o número do seu documento (CPF ou CNPJ). É preciso atentar que a caixa com a sigla esteja marcada corretamente em qual certidão você vai procurar, pois do contrário dará erro.

Passo 2: em seguida opte por querer fazer a pesquisa apenas em um determinado estado ou em todos do Brasil. Por segurança, indicamos a segunda opção!

Passo 3: digite os números que aparecem na caixa de segurança. Eles servem para garantir que é uma pessoa e não um robô que faz a pesquisa.

Passo 4: clique em “Pesquisar”.

Em seguida uma página será aberta com todos os seus protestos ativos. Caso não tenha nenhum registro, o site também informará.

Vale lembrar que o site do IEPTB vale apenas para consulta. Caso você queira uma certidão desses protestos, precisa se encaminhar no endereço que aparecerá na tela para a retirada do documento.

Pesquisa no IEPTB presencial

O IEPTB também permite a consulta de protestos pessoalmente. Dependendo do estadão que você reside, o posto de atendimento muda. Em São Paulo, por exemplo, essa consulta é feita no Poupatempo. O indicado é buscar por atendimento em postos de serviço para o cidadão ou entrar em contato com o próprio IEPTB, por e-mail, para saber qual é o posto mais próximo de você!

Para a consulta presencial, é necessário apresentar CPF e um documento de identidade original e com foto. Caso você tenha recebido uma carta informando o registro, é importante levá-la também.

Muita gente é negativada no EIPTB e não sabe! Consulte a sua situação hoje mesmo e regularize-a! Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *