SCORE SERASA – O que é e como funciona

O que é Score Serasa?

Mais de 100 países no mundo inteiro utilizam o Score de crédito que tem por objetivo auxiliar consumidores e empresas a fazerem operações de crédito com menor custo, com mais agilidade e segurança, aumentando assim a assertividade das operações.

A Serasa Experian possui o Score Serasa, que se vale de informações públicas e outras pertencentes ao banco de dados da Serasa.

Essa ferramenta serve para indicar estatisticamente  a probabilidade de inadimplência ou não de determinado grupo ou perfil no qual consumidores se enquadram, sem afirmar de forma leviana que o mesmo está inadimplente ou ficará.

É basicamente um estudo de probabilidades matemáticas que apresenta baseado em padrões e perfis se determinado consumidor tem mais ou menos chances de não honrar suas dividas.

A Serasa, dentro desses estudos matemático, considera vários fatores para se decidir sobre a concessão ou não de crédito e o Score é apenas uma das várias ferramentas utilizadas.

Score Serasa

Score Serasa

Informações utilizadas pelo Score Serasa

A Serasa se utiliza de várias informações públicas ou de seu banco de dados para o Score, e são elas:

– Informações Negativas, de seu próprio banco de dados, como protestos, execuções judiciais, cheques sem fundo, ações de busca e apreensão, recuperação judicial além de anotações sobre devedores em bancos, financeiras, varejo e comercio, serviços e indústria.

– CEP; essa informação é pública e o Serasa a utiliza para verificar o nível de inadimplência de cada região. O Serasa faz isso com auxilio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

– Idade: o Serasa também considera a idade e faixa economicamente ativa e a renda média, também com ajuda do IBGE.

– Participação Societária: também é levado em conta se o consumidor tem participação em alguma empresa, o volume de empresas das quais é sócio, capital social das mesmas, se está ou não ativa, etc.

Como o Score não é um arquivo ou registro e apenas um estudo com bases em informações tratadas de forma matemática, é possível melhorar o seu score no Serasa, por exemplo, se você quita uma dívida ou regulariza um débito tem seu desempenho melhorado na Serasa, caso se torne inadimplente, tem seu desempenho reduzido.

Muitas empresas e bancos estão utilizando o Score para conceder créditos e empréstimos a consumidores, por tanto é sempre bom manter seus dados atualizados e quitar as dívidas em dia.

Muitas pessoas se sentem prejudicadas pelo Score de Crédito, pois muitas, mesmo com o nome limpo e sem nunca ter tido débitos ou o nome sujo possui uma pontuação baixa no Score, o que acaba dificultando a aquisição de empréstimos e financiamentos de imóveis, casas e outros bens.

10 Comentários

  1. silvania nicolau 15 de maio de 2015 / 18:11

    eu quero limpa o meu nome

  2. sonia dias 23 de julho de 2015 / 14:08

    ola, gostaria de saber como faço pra limpar meu nome.

  3. MARCIO ROMAO DA SILVA 31 de agosto de 2015 / 18:00

    QUERO LIMPA O NOME

  4. Luciane Regina Panichi Burlamarqui 3 de dezembro de 2015 / 21:32

    Já estava com meu nome no SERASA, fiz o acerto , não devo nada mais e não consigo ter um cartão de credito ,faço cadastro e sempre recusado, será que ainda consta meu nome no SERASA, porque no SPC, não tem nada.

    • Daniel 26 de agosto de 2016 / 20:07

      Possa ser que seu score esteja baixo da pontuação mínima.

    • Vra.Empreendimentos 8 de outubro de 2016 / 00:08

      certamente seu score esta baixo, isso impossibilita as empresas de credito te fornecer os cartões ou qualquer outra linha de credito.

  5. Elida Guimaraes 2 de janeiro de 2016 / 13:14

    Ola queria saber se as restrições que paguei já limparam meu nome

    • Vra.Empreendimentos 8 de outubro de 2016 / 00:10

      o prazo para retirada de restrições variam entre 3 e 7 dias.

  6. lucinaura soares do nascimento sampaio 7 de março de 2016 / 14:13

    gostaria de saber como faço para limpa meu nome

    • Vra.Empreendimentos 8 de outubro de 2016 / 00:13

      ao fazer a consulta de seu cpf em uma das agencias do SPC ou VERASA, tera as informações de contato com os credores relacionados as suas pendencias, negocie, é a única forma de resolver isso. deixar caducar ira apenas te isentar das dividas, porem seus registros serão sempre negativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *