Tudo que você precisa saber sobre – CPF na nota

Você tem vergonha ou nunca pede para que o seu CPF seja incluso na nota fiscal naquelas compras que faz no dia a dia? Pois não deveria! Saiba que essa pequena ação está ajudando o governo federal a identificar empresas que realizam sonegação de impostos e premiando consumidores com devolução de parte do ICMS e sorteios de valores que chegam a 1 milhão de reais. Saiba mais!

O que é o programa CPF na Nota?

Sempre que você realizar uma compra, seja em supermercado, lojas de construção, lojas de roupas, entre diversos outros segmentos, pode pedir que o caixa insira o número do seu CPF na nota fiscal. Esse é um direito do consumido inquestionável e previsto em lei.

Acontece que, apesar de ser um direito, poucos consumidores foram educados para isso e nunca se atentaram sobre a importância desse registro. Com o passar dos anos, muitas empresas aproveitavam a brecha para sonegar o recolhimento de seus impostos.

Hoje, praticamente todos os estados brasileiros estão com o programa CPF Na Nota, onde a apresentação da nota fiscal com o CPF lhe restitui até 30% do ICMS, além de outras vantagens, como sorteios de prêmio e dedução do IPVA.

Como funciona?

Ao realizar qualquer compra, caso o caixa já não ofereça a opção de colocar o seu CPF na nota fiscal, você pode solicitar essa ação. Em seguida, você precisa cadastrar-se no site do programa, levando em conta o estado onde a nota foi emitida.

Por exemplo, quem mora em São Paulo precisa se cadastrar no site Nota Fiscal Paulista. Para os moradores do Rio Grande do Sul, o site Nota Fiscal Gaúcha que valerá, assim como o Nota Paraná, para quem mora nesse estado.

Se você não sabe ainda se o seu estado está participando da ação, basta procurar no site do governo local para mais informações. Outra forma prática é realizar uma busca no Google com o termo “CPF na Nota + nome do estado”. Por exemplo: “CPF na Nota Pernambuco”. Assim você é direcionado corretamente para o site e pode cadastrar-se sem problemas.

Como utilizar os benefícios do programa?

Essa última ação é muito simples. Ao cadastrar-se no site do seu estado, você vai escolher como receber os créditos da nota fiscal registrada. Esse pode ser através de transferência para a conta corrente, crédito em celulares, cupons de sorteios, desconto no IPVA e muito mais!

Então cadastre hoje mesmo o seu CPF na nota e não deixe de contribuir para a economia do nosso país!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *